Categorias:

Importação de Notas Fiscais via XML

3 minutos de leitura

#ARTIGO: 4373

A importação de notas fiscais por meio de arquivos XML é um procedimento que permite trazer para o sistema de gestão as notas fiscais eletrônicas (NF-e) emitidas. Ao importar esses arquivos, o sistema pode validar e registrar as notas automaticamente, facilitando a gestão financeira, fiscal, além de garantir que as obrigações legais sejam cumpridas corretamente.

A importação de notas fiscais via XML pode ser acessada em dois lugares:

primeiro, na tela de notas ficais:

Segundo, já dentro de um novo formulário, vá até o menu ações -> importar XML:


Uma vez que chegamos na tela de importação, vamos agora entender o que precisa ser feito para realizar tal operação!

1 – Clique no campo Arquivo para selecionar o XML que deseja importar:

Vamos entender as informações exibidas após carregar os dados do XML:

  1. Nome do arquivo XML selecionado para ser processado.
  2. CPF/CNPJ da empresa na qual está sendo destinada a nota fiscal. Aqui deve-se atentar-se que, este campo não pode ser preenchido manualmente, pois este campo é destinado único e exclusivamente para o CPF/CNPJ informado no XML da nota fiscal. As mesmas considerações deste campo são válidas para seu equivalente na seção de transportador.
  3. Nome / Razão Social da empresa na qual está sendo destinada a nota fiscal. Aqui deve-se atentar-se que, este campo não pode ser preenchido manualmente, pois este campo é destinado único e exclusivamente para o Nome / Razão Social informado no XML da nota fiscal. As mesmas considerações deste campo são válidas para seu equivalente na seção de transportador.
  4. Produto carregado do XML:
    • Verde ocorreu tudo bem.
    • Vermelho houve problemas, precisa de atenção.
  5. Pessoa cadastrada no sistema Autorizza. Quando destinatário contido no XML da nota fiscal for identificado como cadastrado no Autorizza, este campo será preenchido automaticamente. Caso contrário, este campo permanecerá vazio exigindo que o usuário selecione ou cadastre esta nova Pessoa no sistema. As mesmas considerações deste campo são válidas para seu equivalente na seção de transportador.
  6. Permite vincular o produto contido no XML da nota fiscal a um produto já existe no Autorizza. Há situações onde algumas informações do produto cadastrado divergem do que está no XML da nota fiscal, desta maneira esta funcionalidade permite fazer este vinculo sem precisar recadastrar o mesmo produto.
  7. Permite cadastrar o produto casa o mesmo seja um novo produto.

2 – Ao carregar as informações, agora basta clicar no botão Importa NF-e. Logo sem seguida você será levado de volta à tela do Autorizza onde poderá avaliar como um todos os dados importados da nota fiscal.

Pronto sua nota fiscal foi importada com sucesso!

Situações Adversas:

É fato que no dia a dia pode acorrer diversos empecilhos. Não se preocupe, vamos ajuda-lo a lidar com alguns deles.

Na imagem acima, descreve um problema relacionado ao NCM não localizado na tabela de NCMs padrão do sistema. Uma possível forma de resolução é ir até configurações -> Tabelas Auxiliares e atualizar a tabela de NCMs.

Todas as informações relacionadas ao cenário fiscal, salva algumas exceções como Natureza das Operações e Unidades, são fornecidas pelo Autorizza; Mas não são atualizadas automaticamente pelo ERP, cabe ao gestor do sistema mantê-las atualizadas.

Este tutorial foi útil?

Ainda com dificuldades? Abra um chamado! 

Leia neste artigo

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Confira a nossa política de privacidade.