#ARTIGO: 2479
Vou elencar abaixo algumas das mais comuns rejeições ao tentar emitir um documento fiscal.
Certificado não encontrado para o CNPJ informado
Esse erro ocorre quando o CNPJ do certificado digital está diferente do CNPJ informado nos dados da empresa. Acesse a central do estabelecimento e verifique se o CNPJ informado corresponde ao CNPJ o qual foi emitido o certificado
Evento não reconhecido
Geralmente acontece quando e feito a tentativa de emissão de carta de correção ou cancelamento e a descrição está em um formato inválido. Normalmente é um espaço em branco no início ou final da descrição.
CNPJ do emitente invalido
Geralmente ocorre quando o CNPJ está escrito errado. Verifique na central do estabelecimento no campo CNPJ, se o mesmo foi digitado corretamente.
Emissor não habilitado para emissão de NF-e
Ocorre quando o contribuinte não está credenciado na NF-e ou quando o contribuinte credenciado na NF-e está com a situação “Desabilitado”. Deve entrar em contato com seu contador para solucionar o problema na sefaz.
Duplicidade de NF-e
Ocorre quando você está usando uma numeração de nota fiscal que já foi utilizada em uma outra nota. Entre em contato com seu contador e descubra o próximo número. Depois vá no menu de configurações > DFEs e informe o próximo número e salve.
NF-e está denegada na base de dados da SEFAZ
Geralmente acontece quando o destinatário possui irregularidade com a Sefaz. Deve entrar em contato com seu contador para solucionar o problema na sefaz.
IE do emitente inválida
Geralmente ocorre quando a inscrição estadual está incorreta. Verifique na central do estabelecimento se o campo IE está preenchido corretamente.
CFOP de operação interna e idDest difere de 1
Geralmente acontece quando o CFOP do produto está selecionado para venda dentro do estado e operação de venda está selecionado para interestadual. O sistema Autorizza previne este problema com geração automática com amiTAX. Quando este erro ocorre no Autorizza, é devido a cálculo manual e CFOP informado incorretamente. Neste você pode voltar para cálculo automático ou fazer correção em ajustar produto.
Operação com não contribuinte deve indicar operação com consumidor final
O corre quando você está emitindo uma nota para um destinatário não contribuinte de ICMS. Normalmente esses destinatários são pessoas físicas, ou pessoas jurídicas que não possuem Inscrição Estadual.
CNPJ do destinatário invalido
Ocorre quando o CNPJ do destinatário não foi escrito corretamente. Neste caso deve ir em cadastro de pessoa e corrigir.
Total da BC ICMS difere do somatório dos itens
Geralmente ocorre quando o total de tributação de ICMS é diferente do total do valor dos produtos. Para solucionar este problema deve ir no cadastro do produto e corrigir na seção tributação.
Total do Valor Aproximado dos Tributos difere do somatório dos itens
Geralmente acontece quando o IBPT está desatualizado. Para solucionar este problema, você pode realizar o cadastro no site de olho no imposto, gerar o token e informa no menu de configurações > integrações > Token TAX IBPT e clicar em salvar.
CFOP inválido para Nota Fiscal com finalidade de devolução de mercadoria
Acontece quando informado CFOP de remessa ou venda com a finalidade “DEVOLUÇÃO”.
Unidade Tributável incompatível com o NCM informado na operação com Comércio Exterior
A Secretaria da Fazenda possui uma tabela de NCMs com as respectivas unidades tributárias aceitas para cada NCM. Se a nota for emitida com uma unidade diferente daquela aceita pela SEFAZ, ela será rejeitada.
IE do destinatário não informada
Esta é uma validação do próprio Sefaz, onde constatou que a empresa para quem está emitindo a Nota Fiscal possui Inscrição Estadual (IE), mas a mesma não foi informada no momento da emissão.