#ARTIGO: 2364
Configurar NF-e e/ou NFC-e é extremamente importante, pois estes dados são exigidos pela própria Sefaz. Vamos conhecer quais campos são estes!
Primeiro passo é ir até o menu de configuração no topo da janela e clicar no ícone de engrenagem.
Ícone de Configurações > DFEs:

Lhe será apresentado a janela de configurações de DF-e. Nela você poderá configura os dados da nota fiscal, cupom e também ter acesso as configurações de cálculos fiscais.
Vamos primeiro abordar a parte dos documentos fiscais:


Nas imagens acima, você pode ver as opções de configurações presentes para os documentos fiscais. Antes de começar a fazer as configurações, é preciso salientar que esta seção é essencial para emissão de Notas e o menor descuido pode acarretar muitos problemas. Então, caso você não tenha segurança do que está fazendo, peça acompanhamento do seu contador. Dito isto, agora vamos entender o que são cada campo.
- Situação: Campo responsável por definir se modelo de emissão de nota fiscal (NF-e) está disponível para ser utilizada no sistema ou não.
o ATIVO: seu sistema poderá emitir nota fiscal.
o INATIVO: seu sistema não poderá emitir nota fiscal. - Tipo de Ambiente:
o PRODUÇÃO: Ambiente real de emissão de notas. Onde suas notas são recebidas e registrada pelo governo.
o HOMOLOGAÇÃO: É um ambiente de teste de desenvolvimento e afins. “NÃO UTILIZAR” - Tipo de Emissão:
o NORMAL: Seus documentos fiscais são emitidos normalmente para sefaz - Série: Define qual número de série está sua emissão.
- Próximo Número: É o número que será atribuído ao documento fiscal.
- Próximo Lote: É o número do lote na qual o “próximo número” (mencionado anteriormente) pertence.
Vimos acima os campos disponíveis para configurações. Estes campos são padrões tanto para configurações de notas fiscais (NF-e) quanto para cupons (NFC-e). Sendo assim, os campos que irei apresentar abaixo são os exclusivos para configurações de cupom fiscal (NFC-e).

Nas configurações de NFC-e possui estes dois campos a mais, como é mostrado na imagem acima. Eles são importantes para que você possa emitir seu cupom, pois é exigido pela Sefaz. Falando com seu contador, ele irá lhe passar os dados para preencher estes campos.
Agora que realizamos nossas configurações precisamos salvar para que funcione no sistema. Para salvar as configurações, vamos no topo da janela e clicar no botão salvar.

Tudo certo! Agora as configurações estão valendo para o sistema emitir seus documentos fiscais.