Categorias:

Como fazer uma nota de devolução

3 minutos de leitura

#ARTIGO: 2820

A nota fiscal de devolução é um documento emitido para registrar a devolução de mercadorias, tanto para fins comerciais quanto fiscais. Ela serve para anular a operação de compra e venda, permitindo que a empresa devolva os produtos ao fornecedor, ajustando os impostos e o estoque conforme necessário.

Quando ela deve ser emitida?

Quando o prazo para o cancelamento da nota fiscal original já expirou, a emissão de uma nota fiscal de devolução se torna necessária para regularizar a transação. Isso acontece porque, após o período permitido para cancelamento, a empresa não pode simplesmente anular a nota original; então, em caso de devolução do produto, a nota fiscal de devolução é emitida para ajustar a operação, restituir impostos e corrigir o estoque.

Devolução dentro do Autorizza

Para realizar uma devolução, primeiro, você já precisa ter conhecimento da tela de emissão de notas fiscais do Autorizza; pois aqui vamos abordar somente os componentes necessário para realizar a devolução. Então caso ainda não conheça esta tela, clique aqui para ser levada ao tutorial.

Uma nota de devolução é bastante semelhança a nota original, diferenciando-se em alguns aspectos. O que isso quer dizer? Para efetuar a devolução de uma nota fiscal, você deve gerar uma nota com exatos mesmos itens e valores da nota fiscal original que deseja vincular esta devolução.

Visando sempre manter simplicidade e agilidade, o Autorizza também disponibiliza uma ferramenta que acelera este processo.

Primeiro passo a se fazer é localizar a nota que deseja fazer a devolução, exemplo:

Autoriza > Notas Fiscais > Clique duas vezes no registro;

Próximo passo é gerar uma cópia desta nota fiscal, exemplo:

Dica: Aqui você pode copiar a chave de acesso para agilizar o processo de referenciar que será abordado mais adiante.

Gerando uma cópia, você tem as mesmas propriedades da nota de origem, desta forma basta você fazer alguns ajuste e preencher os campos que faltam.

Primeiro deles é inverter a operação, exemplo:

Mas por que tive que inverter? Quando você realizou a venda, a mercadoria saiu do seu estabelecimento, agora no processo de devolução, ela está voltando ao seu estabelecimento. O contrário de um processo de saída é um processo de entrada. O inverso também é verdade.

Próximo passo é mudar a finalidade para devolução/retorno:

Próximo passo mudar a natureza da operação para devolução:

A parte de ajuste na aba principal está concluída. Agora precisando referenciar nota fiscal de origem:

Ao digitar ou colar a chave de acesso na seção Nota Fiscal Referenciada, basta apertar a tecla “tab” ou clicar fora do campo, que o Autorizza vai pesquisar na base de dados da sua empresa informações sobre a nota fiscal de origem.

Feito estes passos, está tudo pronto para enviar sua nota de devolução. Vamos emitir a nota:

Há casos que a emissão é instantânea e outros casos que a Sefaz demora um pouco para validar sua nota fiscal de devolução. Na imagem a seguir, mostro uma exemplo:

Outro lugar que também sinaliza é o campo situação que fica assim:

Certo! Agora que você sabe identificar quando a Sefaz ainda não validou sua nota de devolução, vamos descobrir como consultar a situação, siga os seguintes passos:

Botão Ações > Consultar Situação;

Tudo certo! Agora você saber como realizar uma devolução e consultar sua situação no Autorizza.

Este tutorial foi útil?

Ainda com dificuldades? Abra um chamado! 

Leia neste artigo

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Confira a nossa política de privacidade.