#ARTIGO: 4241
O gerenciamento de contingência dos documentos fiscais é fundamental para garantir que as operações fiscais das empresas continuem durante falhas temporárias nos sistemas de autorização de documentos. Ele permite que as operações comerciais sigam normalmente, mesmo quando a SEFAZ está indisponível.
O estado de contingência consiste em procedimentos adotados pela empresa quando a comunicação entre o sistema de emissão dos documentos fiscais e a SEFAZ está indisponível. Esses documentos são armazenados localmente e, após a normalização do sistema, devem ser enviados à SEFAZ dentro de um prazo específico.
Como abrir a contingência
O Autorizza disponibiliza um fluxo bem simples, porém eficaz, de lidar com o estado de contingência.
Para habilitar a contingência, primeiro precisamos chegar até a seção de operações da contingência, siga os seguintes passos:
Agora vamos abrir uma nova contingência:
Para abrir uma nova contingência, precisamos clicar em novo; Logo em seguida irá aparecer um formulário requisitando apenas duas informações, sendo elas: modelo de documento fiscal na qual deseja abrir a contingência e o motivo pela qual a contingência está sendo aberta.
Estes dois campos são obrigatórios, então preencha-os corretamente.
Agora que preenchemos os campos com os dados necessários, vamos então concluir a abertura da contingência.
Vá até o menu ações e clique na opção abrir, aguarde a confirmação de abertura.
Certo, agora a contingência está habilitada para o modelo selecionado. Todos os documentos fiscais relacionados ao modelo selecionado serão emitidos em contingência.
Note que a situação indica como está o estado da contingência. Também é importante mencionar que uma contingência aberta não pode ser alterada, apenas fechada.
Fechando a contingência em aberto
O fechamento da contingência é importante pois marca o fim do ciclo e permite que as notas emitidas em contingência possam ser enviadas verdadeiramente para SEFAZ.
Para executar o fechamento da contingência, basta clicar na contingência desejada, logo irá aparecer o formulário com os dados da contingência. Vá até o menu ações e clique em fechar.
No exemplo acima, utilizamos uma contingência que não possui documentos emitidos, por isso fechou sem nenhum questionamento. Porém, quando se tem documentos emitidos durante uma contingência aberta, a ação de fechamento perguntará se você deseja autoriza (enviar para SEFAZ) os documentos emitidos em contingência.
Caso deseje enviar um por um, basta clicar em não. Caso deseje enviar todos de uma só vez, clique em sim e aguarde. Se não houver problemas, todos os documentos fiscais estarão na aba “Autorizado”. Caso contrário, os documentos que tiveram algum problema aparecerão na aba “Não autorizado” marcado em vermelho. Dê um clique na linha com problema e a descrição do problema ocorrido irá aparecer. Ao dar dois cliques, você será levado até a tela do autoriza para que possa aplicar as devidas correções.
Fluxo onde ocorre problema:
Fluxo onde autoriza sem nenhum problema:
A emissão do documento corrigidos podem ser emitidas diretamente pala tela do autoriza. O evento de autorização feita através da janela de contingência é geral, ou seja, sempre que acionado o evento de autorizar, será feito o envio de todos os documentos vinculados aquela contingência.
Note que as notas emitidas em contingência, assim como as que deram problema no momento da autorização, aparecerão na seção “Não autorizado”. Permanecendo assim até que todos os documentos sejam autorizados pela SEFAZ.
Se por algum motivo não pode emitir no momento que foi feito o fechamento da contingência, você pode retornar a tela contingência e acionar o botão autorizar. Este evento fará com que todas as notas sejam enviadas para SEFAZ.
Considerações finais
A contingência é uma ferramenta importante para não impedir as vendas quando há algum problema de conexão com os serviços da SEFAZ. Porém, pode acontecer de esquecer de fazer o fechamento quando os serviços da SEFAZ retomam as atividades, e isso pode acarretar problemas. Então é importante ter cautela quanto ao gerenciamento do estado de contingência.
Documentos fiscais do tipo NF-e mão precisam se reenviados para SEFAZ, pois, mesmo com a contingência habilitado, sua autorização é processada pela própria SEFAZ do Rio Grande do Sul. Fazendo com o fechamento para NF-e seja simples e direta.