Categorias:

Customizando as Buscas (Tabelas e Filtros) de dados das principais entidades do sistema.

3 minutos de leitura

#ARTIGO: 4219

Grande parte da eficiência de um negócio depende da organização e priorização das informações que impulsionam seu desenvolvimento. Essas informações podem revelar pontos de falha, possibilitando a aplicação de correções, ou destacar pontos fortes, permitindo que sejam alavancados para agregar ainda mais valor.

Com o objetivo de proporcionar aos usuários ferramentas eficazes para alcançar esses resultados, o Autorizza oferece a capacidade de adicionar, remover e reorganizar colunas nas principais tabelas do sistema. Esse recurso permite que o usuário priorize e organize informações de forma a otimizar seu fluxo de trabalho.

Para chegar até a tela de Buscas, siga os seguintes passos:

Ícone de Configurações > Buscas

Reconfigurar

Trata-se do processo de restaurar a entidade selecionada para a versão padrão do sistema. Este fluxo permite fazer um reset caso todas as alterações feitas não tenham ficado como esperado. Desta forma você poderá começar novamente.

Reconfigurar via tabela:

Para aplicar a reconfiguração via tabela é necessário, primeiro, selecionar a entidade desejada (ex.: marcas, cadastro de produtos, etc.) e logo em seguida clicar no botão “Reconfigurar”. Será questionado se realmente deseja reconfigurar a entidade selecionada, basta clicar na opção “SIM” e aguardar a mensagem de confirmação.

Reconfigurar via formulário:

Para reconfigurar via formulário, clique no ícone no formato de lápis para que o formulário apareça. Logo em seguida clicar no botão “Ações” no canto superior direito e então clicar em “reconfigurar”. Será questionado se realmente deseja reconfigurar a entidade selecionada, basta clicar na opção “SIM” e aguardar a mensagem de confirmação.

Configurações

Também é possível fazer algumas configurações para o sistema de buscas. Para isso é preciso abrir o formulário. Para abrir o formulário basta clicar no ícone em formato de lápis de alguma entidade na tabela que o formulário será aberto.

Opções de Configuração:

Vamos entender o que são as opções do formulário:

  1. Nome da tabela no banco de dados (Gerenciado pelo sistema, não é possível editar).
  2. Nome da tabela no sistema que está sendo trabalhado (Gerenciado pelo sistema, não é possível editar).
  3. Campo que deseja adicionar a tabela. Esta propriedade permite você definir qual informação deseja visualizar na tabela.
  4. Propriedade utilizada para definir um título a nova coluna (Quando a propriedade campo é selecionada, sugestões são inseridas nas propriedades seguintes. Todas podem ser alteradas para atender às suas necessidades).
  5. Indica qual o tipo da informação que será mostrada. Este campo está vinculado ao campo selecionado (Gerenciado pelo sistema, não é possível editar).
  6. Permite definir o alinhamento do conteúdo da nova coluna. As sugestões de alinhamento são feitas baseadas no tipo, porém, podem ser editadas.
  7. Define onde esta nova coluna deve ser inserida. No começo, no meio ou no fim. Fica ao seu critério onde posicionar a nova coluna.
  8. Permite definir o tamanho padrão da nova coluna. Por que tamanho padrão? Nas tabelas do sistema existe o sistema de expandir o tamanho da coluna somente arrastando seu limite. Se caso você identifique que está fazendo isso com frequência, talvez seja necessário ajustar seu tamanho para melhorar este fluxo e não precisar fazer este trabalho novamente. Caso deseje que nova coluna ocupe o máximo de espaço disponível, basta informar o valor 0 (zero).
  9. Tabela que exibe quais campos a tabela em questão já possui. Nela você pode remove e editar uma coluna já existente.

Adicionando uma nova coluna:

Agora vamos realizar todo o processo de adicionar uma nova coluna. Como exemplo, vamos utilizar a tabela Pessoas para realizar esta operação.

Passo-a-Passo:

1 – Primeiro vamos abrir o formulário de Pessoas:

2 – Agora vamos selecionar a informação que desejamos visualizar na tabela. Clique em “Campo” e selecione a propriedade que deseja visualizar na tabela em questão, para nosso exemplo vamos selecionar a opção “Grupo.Descricao”. Este campo irá mostrar a descrição do grupo vinculado ao cadastro desta Pessoa.

Note que quase todos os campos foram preenchidos após a seleção do Campo. Isso acontece para acelerar o processo utilizando-se de sugestões, todos podem ser alterados para atender as suas necessidades.

Sempre que o sistema detectar que é uma nova coluna, será sugerido a última posição da tabela, porém, você pode alterar para posicionar em qualquer outra posição disponível. Caso você selecione uma posição que já está sendo ocupada, o próprio sistema fará a troca de posição para você.

3 – Agora vamos atribuir uma largura padrão para esta nova coluna, vamos utilizar 150. Aqui vale ressaltar que, caso deseje deixar o tamanho da coluna dinâmico, basta digitar 0 (zero), desta forma a coluna sempre tentará pegar o máximo de espaço disponível.

4 – Atribuindo um título mais sugestivo a nova coluna. Vamos alterar para “Descrição do Grupo”.

5 – O resultado final deverá ser semelhante a imagem a seguir:

Após preencher com todos os dados desejados, clique no botão “confirmar” inserir a nova coluna na tabela abaixo.

Agora salve e vá até a tabela de Pessoas e observe as mudanças.

6 – Aqui vamos comparar o antes e o depois:

Antes:

Depois:

Este processo é válido para todas as entidades disponíveis na lista de tabelas.

Considerações finais:

Todas as operações (Deletar, editar e adicionar) realizadas na tela de Buscas precisam ser salvas para que sejam efetivas no sistema. Caso tenha feito várias alterações e o resultado não tenha ficado como esperado, basta reconfigurar e tentar novamente.

Este tutorial foi útil?

Ainda com dificuldades? Abra um chamado! 

Leia neste artigo

plugins premium WordPress

Utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Confira a nossa política de privacidade.